terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sem tempo para cozinhar?

Oi gente!

Dias atrás, vi no Me Encanta um site muito legal chamado OZ. Tudo a ver comigo, já que sou doida pelas coisas bem organizadas. As dicas são inúmeras e eu nem consegui navegar por tudo. Já vi que esse aí vai ser presente aqui no Salada e hoje começo o dia publicando uma das matérias que achei interessante para as donas-de-casa meio sem tempo, como eu.

Dicas para quem não tem muito tempo para cozinhar
1. Faça compras por grosso uma vez por mês
Fica mais fácil improvisar refeições rápidas se sua despensa estiver sempre cheia. Deixe as compras semanais para alimentos que devem ser consumidos frescos como frutas, verduras e laticínios.
2. Use tudo o que puder
Tem restos e ingredientes de outras refeições na geladeira? (meia cebola, um pouco de tomate, algumas massas, um ou outro vegetal, um pacote de natas a meio) ... Junte-os numa refeição rápida, para que estes não se estraguem. Quanto mais aproveitar os alimentos, menos desperdiça, e menos gasta há longo prazo.
3. Saiba quando as lojas recebem frutos e vegetais frescos
Faz uma grande diferença, as frutas e vegetais podem estragar-se rapidamente, porque têm de ser transportados. Se souber que a mercearia reabastece às quintas-feiras, tente ir lá às quintas ou sextas-feiras para comprar as coisas mais frescas.
4. Cozinhe grande quantidade e, em seguida, congele
Alternadamente, pode cozinhar uma grande quantidade de espaguete (por exemplo) e congelar para vários jantares. Uma ótima ideia é usar um domingo e cozinhar jantares para várias semanas. Planeje 5/6 jantares possíveis de congelar e cozinhe-os todos de uma vez.
5. Faça sobras para o almoço
Cozinhe mais quantidade ao jantar, para ter sobras para o almoço, se conseguir ter tempo para ir almoçar a casa, e para o almoço das crianças. Guarde em tuperwares imediatamente após o jantar, assim não precisa se preocupar com isso de manhã.
6. Mantenha ingredientes para refeições rápidas à mão
Refeições rápidas é algo que podemos fazer depressa quando estamos com preguiça para cozinhar, pode ser uma massa ou ovos mexidos com salsicha.
7. Mantenha uma lista na cozinha, e escreva as coisas imediatamente
Quando se acabar alguma coisa, não confie na sua memória. Escreva imediatamente, e nunca mais vai ter que correr para a mercearia porque não tem ovos.
8. Faça um plano semanal de refeições
Esta é a melhor maneira de garantir que a sua lista está completa, e que tem o suficiente para alimentar a família durante a semana/mês. Pode fazer um menu semanal e, em seguida, duplicá-lo para a semana seguinte - assim pode comprar o suficiente para duas semanas de uma vez. Certifique-se que planeja uma refeição para acabar com os restos.

Beijos e abraços!
Gabizinha*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails